abuso de álcool na adolescência

Sobre uso e abuso de Álcool na adolescência

Atenção aos Pais e Cuidadores de Adolescentes:

Sobre uso e abuso de Álcool na adolescência

#Prevenção

A prevenção pode ser definida como uma ação de cuidado com riscos futuros de uma situação. Você que convive com adolescentes vale a pena refletir sobre a importância de prevenir uso e abuso de álcool.  

É bastante comum adolescentes terem interesse em participar de “sociais, “ajuntamentos”, “resenhas”, “churras”, “anivers” ou “festinhas”, termos utilizados pelos próprios adolescentes. Normalmente estes eventos acontecem em casa com permissão dos pais. Aceitar ou não o consumo de bebidas alcoólicas para os jovens neste tipo de evento é uma decisão importante, por isto, deve ser avaliado os riscos que podem causar, inclusive danos fatais.

O álcool é uma substancia psicoativa que altera o funcionamento orgânico e cerebral, embora for vendido facilmente e por vezes não ser considerado droga, pode causar dependência química e psicológica quando em uso excessivo.

A dependência química é uma doença que pode ter início na adolescência. Existem fatores genéticos e ambientais relacionados. Devido à sua gravidade é importante avaliar se você está atento aos riscos e danos futuros na saúde do seu filho(a).

A adolescência é uma fase da vida onde ocorre a vontade de estar entre os amigos e o convívio com a família pode diminuir, a convivência com grupos de amigos é saudável, porém desde que haja responsabilidade também da parte do adolescente em “cuidar-se” e uma divisão do tempo entre família, estudos, amigos e diversão.

Os pais ou cuidadores tendem a sentir falta daquela “companhia” da criança que com o passar do tempo se transforma em adolescente, com jeito de ser e gostos diferentes de antes, momento que pode gerar duvidas como “devo liberar tudo ou ficar atento em tudo? ” E a resposta é simples: é preciso encontrar um equilíbrio.

A dica é estabelecer limites em uma conversa franca com o objetivo de prevenir e orientar, explicando os porquês e construindo juntos regras.

A seguir algumas dicas para prevenir o uso e abuso de álcool na adolescência:

  • Fale claramente sobre as consequências trazendo fatos ocorridos no dia a dia;
  • Oriente sobre a responsabilidade que o adulto tem quando “libera” o uso de álcool na sua casa;
  • Estimule o adolescente pensar sobre os malefícios de do uso excessivo do álcool como: mal-estar físico e psíquico, enjoo, vômito, tontura, perda do equilíbrio, dor de cabeça, comportamentos exagerados, esquecimento e em menor de 18 anos o uso excessivo pode causar riscos ainda maiores podendo chegar a demência.
  • Lembre o adolescente que dar um PT (termo utilizado que significa perda total ou porre) pode ser vergonhoso já que com o uso em excesso o comportamento se torna inadequado.
  • Enfatize ao adolescente que seu comportamento inadequado pode ser motivo de piadas ou deboches.
  • Evite liberar o carro em situações onde haja o consumo de bebidas alcóolicas.

***** Prevenir e orientar são um ato de amor e deve ser praticado por você pai, mãe ou cuidador.

Milene Machado

Psicóloga – CRP 07/26380

Especialização em Dinâmica dos Grupos

Especializanda em Terapia Cogntiva Comportamental, Dependência Química e Transtornos do Exagero.

Acompanhe nosso Facebook:
https://www.facebook.com/clinicacafe/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *